Paróquia Universitária São José

História 1923

História da Capela de São José

A Capela de São José foi construída sob a direção da Madre Maria Paulina Panquet, com a finalidade de atender as necessidades do Colégio São José; um colégio particular, só para meninas, que funcionou na cidade de 1901 a 1970. As obras tiveram início em 1923 com o lançamento da pedra fundamental e a inauguração aconteceu em 1924.

De estilo gótico (com 24 metros de comprimento, 25 de altura da base à torre e 18 de nave), a Capela de São José foi edificada sob a influência do Arcebispo Dom José Marcondes. A despesa total da obra foi de 100 contos: 72 contos pela empreitada do Dr. Domingos Borelli e o restante para a compra de altar e coro em mármore, sino, paramentos, imagens, instalações elétricas entre outros. Metade do valor da despesa da obra foi fornecida pela comunidade.

Em 1947, Virgílio Baglioni – imigrante italiano e decorador sacro residente na cidade de itu, pintou internamente a Capela.

Segundo informações obtidas junto a Diocese de São Carlos, a Capela de São José foi desativada com a venda do Colégio São José para a Prefeitura Municipal de Jahu em 1975.

Na gestão do então Presidente da Fundação Educacional “Dr. Raul Bauab”, a Capela de São José foi restaurada e no dia 6 de novembro de 1982, aconteceu a festa de reinauguração.

No ano de 2002 a Capela ganhou um novo telhado: troca das telhas e reforma no forro.

Em 2017 a Capela de São José foi reativada e no dia 15 de agosto do mesmo ano, foi aberta à população com missa ás 10h. Na ocasião, o Livro de Ouro com os nomes dos doadores que contribuíram para a reabertura do templo, foi apresentado. A pedido do Bispo da Diocese de São Carlos, Dom Paulo Cézar Costa, o Padre Thiago Paleologo da Paróquia de São José ficou responsável pelas celebrações religiosas. Enquanto funcionários da Fundação trabalhavam na manutenção do local, Padre Thiago promovia arrecadações para a compra de objetos litúrgicos.

A pedido do Bispo de São Carlos Dom Paulo Cézar Costa e por indicação do Côn. Oswaldo Gonçalves Vieira, administrador da Abadia São Norberto de Jaú, em missa celebrada no dia 12/01/2019, Padre Thiago entregou oficialmente a Capelania da Capela de São José ao Padre Antônio Galvão de Campos Arruda Filho.

Padre Antônio deu continuidade à campanha de arrecadação de doações e entre os anos de 2019 e 2020, concluiu a restauração da pintura interna da Capela, juntamente com os restauradores: Elias Ribeiro de Assis, Elias Silveira, Roberto José Pereira, Paulo Elias Sobrinho e Roberto Carlos Teixeira. A cor da pintura externa do templo foi escolhida pelos fiéis, que acompanharam de perto a conclusão das obras em julho de 2021.

Hoje, a Capela de São José é uma Paróquia Universitária.



Fontes: Jornal Comércio do Jahu – 20/03/23/ Jornal Comércio do Jahu – 20/10/23/ Jornal Comércio do jahu – 20/10/24/ Jornal Comércio do Jahu – 9/11/82/ Jornal Comércio do Jahu – 21/07/2002/ Jornal Comércio do Jahu – 15/08/2017/ Depoimento transcrito de Padre Antônio Galvão de Campos Arruda Filho